Publicado por 25 de setembro de 2024

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Prezados(as),

A Cooperativa de Trabalho dos Profissionais da Educação do Estado do Rio Grande do Norte (Coopedu) vem, através da presente carta, esclarecer aos cooperados(as) do município de Goianinha/RN, e sociedade em geral, que as informações vinculadas no vídeo divulgado pela Coligação Goianinha: Futuro e Renovação não procedem, e estão sendo usadas com cunho eleitoral, para macular o trabalho sério desenvolvido por nossa instituição na cidade.

Inicialmente, queremos frisar que a Coopedu é uma instituição apartidária, por força do art. 3º, §3º, do nosso Estatuto Social e que, por isso, prezamos por manter distância de organizações e interesses quaisquer de qualquer partido político ou liderança local.

No vídeo publicado, é dito que a Cooperativa trabalha de forma irregular na cidade de Goianinha/RN, que é uma informação FALSA. Nossa instituição participou do Pregão Eletrônico 068/2023, concorrendo com cinco outras empresas, saindo vencedora do certamente por apresentar as melhores condições e custo-benefício para o município.

A Coopedu é uma instituição cooperativista regular, atuando na conformidade da Lei 12.690/2012, que dispõe sobre a organização e o funcionamento das Cooperativas de Trabalho, constituída por profissionais de um mesmo setor, para o exercício de suas atividades.

Todas as assembleias ocorrem de forma semipresencial, são amplamente divulgadas nos canais de comunicação da instituição, e ficam gravadas no Canal do Youtube da Coopedu; permitindo o livre acesso as informações tratadas na ordem do dia. Cumpre ainda informar que a Gestão Financeira é regularmente realizada através de Assembleia Geral Ordinária, Extraordinária ou Especial, sendo todas as decisões colocadas em votação, bem como aprovação das contas, por meio do Balanço Geral (disponível para consulta através de solicitação no canal de atendimento da Coopedu).

Como mencionado no vídeo, um dos direitos do cooperado(a) é receber sobras proporcionais, quando houver. Lembrando que, no contexto cooperativista, sobras são o equivalente ao lucro em empresas e outras instituições tradicionais. Apesar de sermos uma Cooperativa recente no mundo cooperativista, conseguimos, com apenas quatro anos de existência, distribuir sobras para os nossos(as) cooperados(as).

No dia 30 de março de 2024, na Assembleia Geral Ordinária, responsável por aprovar o Balanço Geral do ano anterior e apurar a existência de sobras a serem distribuídas ou o rateio dos prejuízos, distribuímos, proporcionalmente, referente as sobras do ano de 2023, o valor de R$ 270.000,00, disponibilizado nas contas dos(as) cooperados(as) que produziram no ano de 2023.

Vale ressaltar ainda que a Coopedu atua conforme o princípio da legalidade em seus processos de pagamento, para consolidar e oferecer em todas as cidades, educação de excelência, adimplindo de forma regular com todas as suas obrigações. Dito isto, a informação de que a Cooperativa estaria “ficando o dinheiro do cooperado(a)” também é FALSA. Haja vista que o valor vinculado no vídeo faz referência ao valor pago de Nota Fiscal, ou seja, com todos os tributos pagos pela instituição.

Para melhor esclarecer o que compõe o valor de Nota Fiscal, vamos decompor o valor bruto ali disposto: 20% para o INSS; 3% de Seguro Acidente de Trabalho (SAT); 0,65% a título de PIS; 3% para COFINS; 5% de ISS e 19,80% de Taxa Administrativa, percentual responsável por manter a Cooperativa e possibilitar a implementação de benefícios para os(as) cooperados(as). Ou seja, o valor cobrado ao contratante, nesse caso, o município de Goianinha/RN, não é repassado integralmente ao cooperado(a) em virtude dos 51,45% de impostos e encargos que estão inseridos nele.

Sem mais para o momento, e por expressão da verdade, confirmamos as informações supracitadas, reforçamos o dever com nossos(as) associados(as), e colocamo-nos à disposição para esclarecimentos adicionais, caso seja necessário.

Monte Alegre/RN, 25 de setembro de 2024.

Carregando
Aguarde, carregando...