Os membros que compõem o Conselho Fiscal da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais da Educação do Estado do Rio Grande Norte (Coopedu) estiveram reunidos durante toda da última quinta-feira, (28/10), para apreciação do Balanço Financeiro da instituição de 2022.
Estiveram na reunião os conselheiros(as) Márcia Portela, Camila Azevedo e Giordano Paiva receberam todas as informações, apresentadas pelo escritório de contabilidade da Coopedu, a senhora Regina Tavares e nosso Auditor Fiscal, José Pinto, a fim de dar lisura ao processo de apresentação e conferência do Balanço Financeiro.
Entenda o que é e as principais funções de um Conselho Fiscal.
O que é o Conselho Fiscal?
O Conselho Fiscal é um órgão de uma instituição que tem por objetivo verificar o cumprimento dos deveres legais e estatutários por parte da administração dela. Essa é, portanto, uma ferramenta efetiva de fiscalização para os acionistas, com destaque para os minoritários que estão longe da gestão.
Qual a função do Conselho Fiscal?
A principal função do Conselho Fiscal é fiscalizar os atos dos administradores, verificando se eles estão cumprindo com seus deveres legais e estatutários.
Além disso, o Conselho Fiscal também pode emitir opinião sobre o relatório anual da administração, assim como sobre as propostas dos órgãos da administração à serem submetidas a Assembleia Geral.
Portanto, a função do Conselho Fiscal é denunciar erros, fraudes ou até mesmo crimes quando estes forem descobertos, sugerindo providências à organização.
Essas denúncias são feitas pelo Conselho Fiscal aos órgãos de administração. E caso esse último órgão não tome as devidas providências, a denúncia é levada à reunião do conselho.